design
INSULA
Descrição do Projecto
Simbolizar para tornar eficaz! Comunicar as qualidades através dos atributos da imagem.
O logótipo destaca-se de forma simples, com toque habilidoso e com uma declaração forte. Uma declaração de direito. Criado para prosperar, nasce do novo moderno, mesmo que seja para evoluir ou deixar passar da moda. Um logo não é moda. Tem de ser “direto” ao publico e comunicar transversalmente a todas as faixas etárias e culturais. Este, falará por si de forma valiosa com objetivos bem definidos. Deve ser memorável. Fácil de reconhecer e facilmente descrever os mais básicos dos elementos. Será utilizado numa variedade de meios, em diferentes plataformas, formatos e tamanhos. Ser proporcional e equilibrado, tendo a certeza que funciona no conjunto.
É importante, deste o início na criação de um logótipo a definição da utilização da aplicação da imagem. Deste modo, preparar as tarefas para as diferentes etapas do processo. É na primeira fase deste projecto, o “brief” (sumário ou síntese), sintetizando as orientações estratégicas para alicerçar a evolução da proposta.
A construção de um mapa de palavras associadas à palavra (Insula), são presentes nos primeiros esboços, na procura da interpretação pela associação. A experimentação de escrever a palavra, desenhar letras e traduzir em formas, reproduz outras novas ideias, tentando a solução final de identidade.
Detalhes do Projecto
- Projecto
I Colóquio Internacional Insula Promoção
CIERL (Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais)- Web
www.uma.pt/cierl
Pensar na “identidade”, é pensar numa “imagem” que se diferencia das outras “imagens” já existentes. A imagem aqui criada é definida como logótipo, composta de outras imagens e letras, identifica, representa e simboliza. É criar algo único e irrepetível mantendo a sua exclusividade de representação. Tem na sua substância um potencial valioso, de ser simbolizada, ou de ser em si a referência de várias identidades. A sua forma nasce da articulação e associação de palavras.
Soluções da análise do estudo do nome
O seu potencial será realizado ao longo da sua existência e a sua interpretação fortifica o pensamento aliado à sua construção. Daí ser de extrema relevância que o jogo de palavras (definição) se encontre da melhor forma possível com o jogo das formas (representação).
Na simbologia, este logótipo dispõe de uma assimetria pela diferença ou mesmo compreensão da semelhança. A projeção da forma (ilha) sobre linha de um plano, assenta como base, fixando o elemento no espaço, tornando-o resistente às orientações do suporte.
As formas prismáticas são proporcionais, seguindo um princípio harmónico da composição. As suas arestas estão direcionadas aos meios, terços, quartos, quintos,… do retângulo em que a forma total está contida.
A distribuição das formas numa forma principal, maior (mãe), com uma menor (filho) apresentado com um afastamento e separação, isolamento, continuidade.
A tridimensionalidade da forma de ilha é definida pelos planos facetados, com a relação preponderante da tonalidade da cor azul.
Componentes do logótipo
Separação silábica da palavra INSULA. Soletração, formação e derivação.
Representação de um retângulo azul escuro, sílabas abertas a branco, sobreposição sob um sólido geométrico irregular de tons de azul.
Desconstrução silábica da palavra INSULA: IN, SU, LA.
Nova possibilidades de leitura: IN, SU, LA, ISLA, NUA.
A ilha absorve a cor, o céu e o mar. Pedaço de céu, reflexo de mar. Simplesmente nua.