Identidade

Balancal

Balancal

O objetivo do logótipo Balancal é comunicar as qualidades da marca de forma clara e eficaz. A imagem foi criada para prosperar, com uma declaração forte e habilidosa, que nasce do novo moderno e é facilmente reconhecível por pessoas de todas as faixas etárias e culturais. O logótipo deve ser memorável e fácil de descrever, funcionando em diferentes plataformas, formatos e tamanhos.

Desde o início, a aplicação da imagem foi cuidadosamente definida para preparar as tarefas para as diferentes etapas do processo. A primeira fase do projeto é o “brief”, que sintetiza as orientações estratégicas para a evolução da proposta.

O processo criativo começou com a construção de um mapa de palavras associadas à palavra Balancal, que foram utilizadas nos primeiros esboços para buscar a interpretação pela associação. A experimentação de escrever a palavra, desenhar letras e traduzir as formas, reproduz outras novas ideias, tentando chegar à solução final de identidade.

O logótipo é a identidade visual da marca, composto de outras imagens e letras que a identifica, representa e simboliza. A sua forma é única e irrepetível, mantendo a sua exclusividade de representação e potencial valioso de ser simbolizado ou ser em si a referência de várias identidades. A sua forma nasce da articulação e associação de palavras.

Na simbologia, o logótipo Balancal possui uma assimetria pela diferença ou mesmo compreensão da semelhança. A forma do balanço (semente) na parte superior do logótipo é projetada sobre uma linha de um plano, fixando o elemento no espaço e tornando-o resistente às orientações do suporte. As formas prismáticas são proporcionais, seguindo um princípio harmônico da composição. As suas arestas estão direcionadas aos meios, terços, quartos, quintos, etc., do retângulo em que a forma total está contida.

O logótipo Balancal será aplicado nos rótulos de bebidas espirituosas, diferenciados pelas cores que representam cada produto. A marca Balancal pertence a Vinha Alta, uma produtora independente de bebidas da Ilha da Madeira que busca trazer bebidas diferenciadas feitas a partir de produtos cultivados localmente fornecidos diretamente por agricultores amigos. A Vinha Alta adquire de produtores selecionados que compartilham a visão de bebidas cuidadosamente elaboradas.

Detalhes do Projecto

Título
Balancal

Projecto
Identidade, Editorial, Design Digital, Ambientes

Ficha técnica

Fotografia: Filipe Gomes
Edição de imagem: Filipe Gomes

Publicação
Julho, 2020

Centro Empresarial da Madeira
Estrada do Aeroporto nº 140
Piso 0, Loja 3 Cancela
9060-382 Funchal
Madeira, Portugal

J4XR+65 Funchal